Artista

Robert Rajabally
Robert Rajabally
...
Ilustração e Pintura Naturalista, Editorial e Pintura Digital
7 anos atrás
www.idstudio.art.br
id-sintonia.blogspot.com/
(11) 4268-0685 / 4439-6578
robert.idstudio
Ribeirão Pires, São Paulo
ilustrador, natureza, naturalista, plantas, flora, árvores, aves, pássaros, elementais, ilustração, design, artista, pintura digital

Currículo

Não disponível no momento


Nome: Robert Rajabally
Área: Ilustração Naturalista & Editorial.
Formação: Ilustrador Editorial e Tradutor nativo do idioma Inglês

Empresa: iDStudio de Arte e Comunicação Ltda.
Website:
www.idstudio.art.br
Localização: Ribeirão Pires (SP)
Tels: (11) 4268-0685 / 4439-6578 / cel. 8289-0312
Tema do seu trabalho naturalista: Evolução & Uma Nova Consciência Naturalista

Robert Rajabally 53, casado e 2 filhos, é Ilustrador há 35 anos; descende de família Indo-Britânica e reside atualmente na cidade de Ribeirão Pires (SP). Formou-se inicialmente pela Escola Panamericana de Arte de São Paulo como Ilustrador Editorial nos "bons tempos" de 1977 tendo estudado com os conhecidos professores da época, Neviani e Mário Tabarin (Desenho e Ilustração Publicitária), João Donato (Animação) e o consagrado Manoel Victor Filho (Ilustração Editorial). Iniciou seu estúdio de forma independente ainda em 1975, tendo por uns 4 anos também trabalhado simultaneamente como Ilustrador e Diretor de Arte em algumas agências de publicidade e uma editora da região e de São Paulo até 1990. Já participou desde então de 15 exposições coletivas de Ilustração e Design no MASP, (Os Ilustradores no Museu de Arte de São Paulo), no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e no MIS (Arte Fantástica e Ficção Científica no Museu da Imagem & do Som de São Paulo) além dos Salões de Humor de Goiás, Curitiba e Piracicaba até 1992. Na região, foi segundo colocado no Primeiro Concurso de Quadrinhos realizado pela Prefeitura do município vizinho de Santo André (ABC Paulista - SP) em 1992.

Está presente nos Anuários de Arte TALENTO 1, 2, 3 e 7 que traz os ilustradores, fotógrafos, estúdios, produtoras de TV, vídeo, animação & cinema e profissionais de comunicação do Brasil desde 1984 e no Anuário Ilustradores do Brasil de 1983. Seu variado trabalho como ilustrador abrange desde Quadrinhos e materiais para crianças a um tipo de Ilustração Naturalista diferente que vem desenvolvendo e que foi mostrado pela primeira vez na Revista Com Ciência Ambiental da Editora Casa Latina, com texto e artes de sua autoria em matéria de capa em 2007 e que pode ser visto na íntegra no site do seu studio.

Foi membro das principais sociedades de ilustradores que o Brasil já teve desde os anos 80, alguns já extintos, como o CIB - Clube de Ilustradores do Brasil, a ABRASIL - Associação Brasileira de Ilustradores e da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil em diferentes fases de suas existências. Em sua trajetória como Ilustrador Editorial, Publicitário e Designer Gráfico, já ilustrou e criou para dezenas de editoras, empresas, agências e estúdios de criação para capas de revistas e coleções de livros, livros didáticos, infanto-juvenis, institucionais, industriais, embalagens, jogos e brinquedos, websites e mapas naturalistas. Em 1994 foi indicado para o Prêmio Jabuti como ilustrador para Literatura Infantil pelo livro "O Persistente Soldadinho de Chumbo", um clássico de H. C. Andersen editado pela Editora Kuarup de Porto Alegre - RS.

Os anos de maturação como artista foram forjando o trabalho preferido de Ilustração Naturalista, consolidando sua atração e ligação pela criação de conteúdos eminentemente mais alinhados às leis que governam a Vida, a evolução e o Despertamento da Consciência, uma maior percepção do ser humano sobre o mundo em que estamos com a visão mais espiritualizada que sempre teve sobre a vida e as artes, procurando sempre o equilíbrio entre beleza e conteúdo em tudo que faz, viu a necessidade de se estruturar uma nova linguagem para temas ambientalistas-naturalistas que seja ao mesmo tempo séria, pautada numa ciência mais profunda, mas também dinâmica, visualmente rica, interessante e inspiradora de ideais e noções mais elevadas, distante portanto, da temática ecológica comum.

Desenvolve seu trabalho tanto tradicionalmente como em meios digitais da Computação Gráfica moderna sobre os quais já lecionou e preparou diversos manuais, cursos e glossários de termos.

Como nativo do idioma Inglês de berço, atende a serviços de Tradução e Versão do Inglês para diversos tipos de projetos impressos e online, tanto para traduções como na criação e edição de textos bilingues para uma ampla gama de clientes de meio ambiente, técnicos, industriais, institucionais, produtoras e de comunicação e didática textual e visual em todo o Brasil, além de ocasionalmente ministrar cursos especializados de Inglês para profissionais liberais e empresários que precisem aperfeiçoar sua comunicação. Como Tradutor-intérprete corporativo já realizou 23 traduções simultâneas em eventos solo em período integral para seminários e treinamentos de Telecomunicações e Cabeamento Estruturado de Redes em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo e em Feiras da Telexpo de São Paulo, de 1998 a 2002.

Atualmente, além do site do iDStudio, possui outros dois sites, sendo um deles o componente do studio que trata de Restauração Digital de Fotografias antigas ou danificadas e Pintura Digital, conduzido por sua esposa, Marta Rajabally (www.martafotos.com) e seu projeto online independente, História & Arte / Cidades para cidades históricas e com vocação para turismo e preservação ambiental e o História & Arte / Natureza um Concentrador de Artistas de Natureza do Brasil que está sendo estruturado neste momento, todos únicos na Internet brasileira.

Desenvolve seu trabalho de Ilustração & Design Naturalista de arte espiritualista-científico e de texto, como autor, para oferecer um conteúdo além do usual nessas áreas com o intuito de informar, inspirar e ajudar pessoas interessadas no Despertamento necessário e na Evolução da Consciência, buscando sempre a Síntese desse conhecimento universal.

Sua filosofia de trabalho e vida pode ser conhecida em maior profundidade nas seções do site do iDStudio/Visão de Trabalho que propõe alguns conceitos novos para orientar a profissão e a vida: Nova Consciência Naturalista, a Arte Orientada por Evolução e o livro-projeto online: Conhecimento Essencial, todos disponíveis para serem consultados diretamente no site do iDStudio.

treeicon

História

A Origem e o Significado desse Trabalho Naturalista*

A Ilustração & Design Naturalista que desenvolvo é uma arte de natureza voltada para uma área, conceito e finalidade inteiramente diferentes dos temas ecológico-ambientalistas como os conhecemos. Também não é a chamada ilustração científica própriamente dita, para obter um registro preciso das espécies para livros de botânica, biologia ou para enciclopédias e material didático escolar sobre a fauna & flora brasileiras e nem é do tipo de naturalismo que trata de paisagens ou de registro cultural de povos e lugares, já tão bem realizados por tantos artistas de enorme talento no Brasil (como se pode ver aqui mesmo no H&A/N) e no mundo há décadas, para não dizer séculos.

Também não deve ser confundida com arte 'New Age', de fantasia, ou a chamada 'arte fantástica', hiperrealismo, de ficção científica ou mesmo esotérica ou mística para se encontrar um rótulo entre o que já existe. É uma nova forma de Ilustração e Design de Natureza que procura captar e transmitir de forma pura, a presença das Forças Vivas, a Inteligência Elemental que preside nos bastidores da vida material para representar e principalmente inspirar outra visão e outra atitude para com a Vida a nossa volta, ajudando a ampliar nossa percepção e noção de ecologia e do meio ambiente, tanto para os que já possuem 'os olhos de ver' como para os que ainda não os desenvolveram, poder entrever uma outra realidade que ainda aguarda nosso despertar coletivo.

Este tipo de Ilustração Naturalista foi mostrado pela primeira vez no Brasil na Revista Com Ciência Ambiental de circulação nacional, pela Editora Casa Latina em 2007 como matéria de capa de 8 páginas, escrita e ilustrada por mim. Para ver a matéria clique aqui.

"Não há fenômenos sobrenaturais ou não naturais, apenas enormes lacunas em nosso conhecimento do que vem a ser natural". - Edgar Mitchel, ex-Astronauta da Nasa e conferencista.

O trabalho normal de conscientização ecológico-ambiental, lutar por leis, realizar pesquisas, retratar a  rica fauna e a flora, informar e propor soluções já está sendo realizado por diversos grupos sérios no Brasil que possuem o conhecimento, o talento e os meios de lidar com esse lado da questão. Meu trabalho então visa atender a um outro lado menos conhecido e menos divulgado mas que se origina em um tipo de conhecimento mundial que também é fundamental para embasar e apoiar aquelas, como se poderá perceber ao consultar todos os ângulos da questão neste site. Uma coisa não substitúi outra, pois todas são importantes e cada um deve contribuir como puder com o que souber fazer.

Assim sendo, as noções ambientais-existenciais que ofereço aqui, mas principalmente no meu site (www.idstudio.art.br) serão cada vez mais essenciais de sabermos e estudarmos a fundo se quisermos acertar nas nossas decisões ambientais que não podem continuar a ser tratadas como estão sendo num futuro muito próximo, que exigirá não somente o reparo dos imensos danos já causados como uma nova consciência da realidade que nos cerca para não produzirmos mais danos e sofrimento. A realidade da presença dos Elementais não é algo para ser encarado como sobrenatural ou ligado a alguma religião ou movimento New Age, pois podem ser percebidos e com eles podemos interagir mesmo nesta realidade material densa, ao aguçarmos e elevarmos nossa frequência perceptiva para uma visão cada vez mais ampla e profunda do nosso meio ambiente como já foi há muito tempo atrás. Em suma, esse é o valor acadêmico-humano desse trabalho que inspira e aponta o caminho para essa visão mais profunda dessa Realidade mais ampla que requer apenas nossa Vontade e Integridade Moral para ser conquistada e colocada em prática.

UMA NOVA CONSCIÊNCIA NATURALISTA

Os animais, os reinos vegetal, mineral e o Homem convivem no mundo material mas também compartilham suas vidas ao mesmo tempo em um plano mais sutil com o que podemos chamar de Reino dos Elementais e com as Forças Criadoras e Mantenedoras desta Realidade que procuramos compreender. Há muito o que se conhecer, estudar e desenvolver nesta área que é muito mais completa e real que a parcial "realidade" física dos 5 sentidos. Essa realidade supra-física ainda não é mostrada com  seriedade, respeito, fascínio, maturidade e com a naturalidade com que deveria já ser na mídia, principalmente da área ambiental, já que estamos falando de Forças Vivas e Inteligências que SUSTENTAM toda nossa realidade física, como intermediários na criação, organização, transformação e evolução da matéria e das outras formas de vida, tornando possível para nós experimentarmos a vida na matéria, uma realidade evolutiva apenas entrevista pelas teorias de Darwin. No entanto, a existência de outras dimensões na Criação já vem sendo demonstrada desde as formulações de Einstein nos anos 50, até a moderna Física Quântica de hoje para que os que ainda aguardam provas para despertar e agir, possam ter claras indicações de que muito mais virá à tona, até pela Ciência oficial do nosso mundo.

Um Valor de Permanência

Perceber e incorporar isso é o que chamo de Nova Consciência Naturalista que minha arte procura apenas inspirar e mostrar o caminho, para que as questões ambientais sejam levadas para além do que tem sido, para que os que possuem os meios, a capacitação pessoal e a formação acadêmica possam começar a corrigi-la, entendendo primeiro o que se passa nos bastidores dos fenômenos materiais que vêem, para depois poder agir de forma mais sábia, verdadeira e eficaz quando forem consultados sobre como intervir nos ecossistemas. Esse novo conhecimento então seria a nova base para decisões politico-econômico-ambientais que terão forçosamente que ser pautadas na Integridade e na verdadeira Justiça, pois se descobrirá que, sem essas qualidades, nenhuma decisão ambiental poderá realmente funcionar e possuir um valor de permanência.

*Este é um resumo. Para ver este texto na íntegra e em maiores detalhes, basta acessar o site do iDStudio: www.idstudio.art.br e explorar as diversas seções dedicadas ao tema.

ilustra1 shell ilustra2

Links

DO MEU TRABALHO:

Nas Redes Profissionais:
Facebook Fanpage
Bëhance Network
LinkedIN (para ver o perfil completo faça seu Login e conecte-se comigo)
Grupo História & Arte / Natureza no LinkedIN
DeviantART

Meus Sites:

iDStudio de Arte & Comunicação
Site principal de Ilustração Naturalista & Editorial e Serviços de Tradução Nativa do Inglês: www.idstudio.art.br
Blog Sintonia

Ilustração naturalista, pintura digital, idéias e sketches do ilustrador Robert Rajabally
www.id-sintonia.blogspot.com
MartaFotos
Dedicado a Restauração Digital de Fotografias, Digitalização de documentos, slides e negativos e Serviços: www.martafotos.com

Minhas publicações online:
Portfolio e-Zine
A História de Ji
MartaFotos EmRevista (A primeira revista brasileira sobre Restauração de Fotografias)

Meus Textos e Seções:
Acontece Pelo Mundo / iDStudio / Brasil
www.idstudio.art.br/projetos/pelo-mundo
Conhecimento Essencial / iDStudio / Brasil
www.idstudio.art.br/ce1
Nova Consciência Naturalista e Arte Orientada por Evolução / iDStudio / Brasil
www.idstudio.art.br/projetos/textos#read3
Educação Ambiental para Crianças / iDStudio / Brasil
www.idstudio.art.br/ilustracao/edu-ambiental
Artigo sobre Ilustração
www.idstudio.art.br/hea/ribeirao/index.php?option=com_content&task=view&id=201&Itemid=109
Loja online de Arte Naturalista: iDWebshop
www.cafepress.com/intangible

PELO MUNDO:

The Findhorn Foundation / Escócia
Pesquisas de comunicação e co-criação com elementais e plantas, ecovila, educação naturalista, agricultura e vivências de despertamento do Ser em relação ao meio-ambiente
www.findhorn.org/
www.ecovillagefindhorn.com/

Perelandra / EUA
Realização prática de agricultura orgânica através da co-criação com o Reino dos Elementais e pesquisas
www.perelandra-ltd.com

Ecologia Profunda
www.ufrgs.br/bioetica/ecoprof.htm
www.nodo50.org/insurgentes/textos/ecoprofunda/02oqueecoprofunda.htm
www.agenda21empresarial.com.br/arquivo/1260207542.7656-arquivo.pdf (PDF)
www.kate.agnelli.pessoal.ws/?menu=r2〈=br

Sonic Bloom / EUA
Os segredos do plantio avançado com o uso harmônico do Som
www.originalsonicbloom.com/index.htm

www.relfe.com/sonic_bloom.html
(Veja mais em Português no link 'Pelo Mundo' abaixo)

Cymatics / por Hans Jenny
O estudo avançado de fenômenos acústicos das ondas sonoras na Natureza
www.cymaticsource.com/cymaticsvideos.html

Living Water Flowforms / O fluxo das águas
www.livingwaterflowforms.com/
Living Energies by Viktor Schauberger / As Energias Vivas da Água e da Natureza
www.schauberger.co.uk/books.html

Gestão Ambiental e Alimento Vivo / Prof. Ana Branco / Brasil
www.svb.org.br/cvb/ana-branco.htm
www.youtube.com/watch?v=3prQkCL3LqM

Seed Savers Exchange / USA
Banco de sementes e preservação de espécies de plantas não-transgênicas
www.seedsavers.org/

Geomancia e Litopuntura / Marko Pogacnik / Eslovênia
Comunicação avançada com elementais, cura da Terra, Geomancia e Litopuntura, mudanças planetárias e transformação pessoal, Workshops, Palestras e Cosmogramas
www.markopogacnik.com/
LIFENet - Rede de Geomancia & Transformação de Marko Pogacnik nos EUA
www.lifenethome.org/

Ciência:
BioScapes
www.olympusbioscapes.com/
Fotomicrografia / Nikon Small World
www.nikonsmallworld.com/gallery.php
USGS Eros Earth Images / Earth as Art 1 e 2
www.eros.usgs.gov/imagegallery/
X-Ray plant art
www.judithkmcmillan.com/

www.xray-art.com/

Ambientalismo:
oEco Amazônia - Matérias urgentes e inovadoras sobre a Amazônia do Brasil, Perú, Equador e Bolívia. Site em Inglês, Português e Espanhol

Nature Artists:
www.nature-artists.com/
Wick Ahrens / Escultura de cetáceos
www.wickahrens.com/
Latham Studios / Fauna
www.lathamstudios.com/
Miwa Koizumi / Escultura de vida marinha com PETs
www.miwa.metm.org

trunk

Acontece

Novissima página profissional no Facebook (desde fevereiro de 2012)

Novas Publicações Online:
Portfolio e-Zine

A História de Ji
MartaFotos EmRevista (A primeira revista brasileira sobre Restauração de Fotografias)

Tradutor para o Inglês das matérias e vídeos do site internacional dedicado a Amazônia:

oeco

Versão em Inglês da mostra realizada em São Paulo em Março de 2010:

aori