História e Arte da Estância Turística de Ribeirão Pires - São Paulo
Imprimir

Entrevista com o Piloto Automático

Seção: Bandas
Seção: Bandas

Membros (5): Juliano (Vocal), Renato (Guitarra), Felipe (Baixo), Machado (Bateria) e Bruno (Teclado).
Estilo: Hard Rock.
Data de fundação: Junho de 2007.
Entrevista de Junho de 2008 com Machado:

 

H&A: De onde veio o nome Piloto Automático?

da esquerda para a direita: Renato, Juliano, Machado e Felipe
da esquerda para a direita: Renato, Juliano, Machado e Felipe

Machado: Foi assim, eu estava assistindo um filme, e eles ficavam falando toda hora "piloto automático — vamos colocar no piloto automático", e a gente estava sem nome pra banda... e aí a galera gostou, pegou, e ficou Piloto Automático.

H&A: Vocês descobriram recentemente que já existe outra banda com o nome Piloto Automático e que eles já registraram esse nome. Vocês têm idéia de que outro nome vão colocar?

Machado: Então, a gente quer manter o Piloto, porque a galera já chama a gente de piloto, quando a gente está tocando todo mundo chama a gente de "piloto, piloto!", então vai manter piloto e colocar algum outro nome, como Projeto Piloto, alguma coisa assim.

H&A: Como foi o começo da banda?

Machado: Eu e o Renato estudávamos na faculdade juntos, aí tivemos a idéia de montar a banda com integrantes que fossem só da faculdade, pra meter pau na faculdade, reclamar da escola e tal, tanto que a banda se chamava "FEI Hell" (FEI é o nome da faculdade) e a gente conseguiu montar a banda com 2 outros membros, que depois tiveram que sair e aí sobrou só eu e o Renato de novo. E a gente começou a ensaiar umas músicas só nós dois, foi aí que encontrei o Felipe, que já toquei com ele em outras bandas, depois veio o Juliano, e mais ou menos em junho a banda ficou na formação que está agora.

H&A: Desde o início vocês já pensavam em tocar classic rock? Todo mundo já tinha o mesmo gosto?

Machado: Desde o início. Eu e o Renato, a gente só escuta isso, e daí o Felipe meio que foi no embalo e o Juliano também já gostava.

H&A: Quando a banda começou, onde foram os primeiros lugares que vocês tocaram?

Machado: A gente ficou ensaiando um tempão desde a formação em junho, e a primeira apresentação da banda foi em novembro de 2007, no aniversário da minha irmã.

H&A: Como que foi esse show?

Machado: Era na minha casa mesmo, a gente montou um palco assim, improvisamos umas aparelhagens com amigos, emprestado, e foi bom, todo mundo gostou, e não foi muito diferente do que a gente tocou em janeiro na Purple, que foi o primeiro bar que a gente tocou. E depois começamos a ir atrás dos bares da região, na Purple, Catedral, Salvador Dali...

H&A: Vocês gostam de tocar em outras cidades?

Machado: Bom, a gente tocou em Suzano, São Caetano, na Mooca, nesses lugares só. A gente teve que cancelar um em Moema porque iria acabar gastando mais do que ia ganhar pra tocar lá.

H&A: Não valia a pena nem só pela diversão?

Machado: A gente achou melhor não porque ia dar muito trabalho, era no meio da semana, numa quarta-feira de madrugada, todo mundo ia ter que trabalhar na quinta, a gente cancelou. A gente cancelou uns 3 lugares já, por causa disso.

H&A: Você mencionou um show na Mooca. Onde é que foi?

Machado: Foi num barzinho chamado Cerveja Azul. O pessoal dizia que era bom, mas a gente tocou lá e não gostou de lá não.

H&A: É pequeno?

Machado: Não, é grandinho, mas não sei, a gente chegou e tocou lá, o público até que gostou, mas não teve aquele tchan igual deu em Suzano. Quando a gente tocou em Suzano, a gente não conhecia ninguém e era noite que só ia tocar banda pesadona mesmo, e a gente chegou lá mas a galera toda gostou, cantou, subiram no palco, foi bacana.

H&A: Como foi ter ganho no Concurso de Bandas, e o que vocês estão preparando pro Festival do Chocolate?

Machado: Bom, no concurso a gente pegou em 4º, a galera ficou meio chateada mas a gente entende, teve todo um julgamento, tudo bem... e agora a gente vai abrir o Chocolate, no primeiro dia, primeira banda, dia 18, às 18:00. E a gente está preparando um repertório novo, com pelo menos 70% de músicas novas que a gente nunca tocou pra galera, uns 20% de música própria e 10% de música que a gente já tocou.

H&A: Vocês compõem muito?

Machado: A gente tem bastante idéia. O baixista faz bastante música, o guitarrista está fazendo música, eu tenho bastante letra mas como não sei tocar nada eu dependo deles pra fazer a harmonia, o tecladista tem bastante idéias também, todo mundo.

H&A: Como que vocês compõem?

Machado: Normalmente um faz a letra, com uma idéia de como quer que seja tocada, aí mostra pro guitarrista, ele vai e tenta fazer alguma coisa, aí a gente faz um 'Legião Urbana' da vida, algumas notinhas e tal, e cada um vai melhorando, vendo o que dá pra fazer, e vai transformando. Teve uma música que a gente acabou ficando 100% da música original, acabamos mudando tudo (risos).

H&A: Qual os principais temas que influenciam as composições de vocês?

Machado: Bom, embora a gente não tenha usado nenhuma música que eu escrevi, eu falo mais sobre política, a faculdade; já o baixista fala mais de relacionamentos, amor, essas coisas.

H&A: Qual a formação da banda, musicalmente?

Machado: O guitarrista faz aula, estuda na Fundação das Artes, estuda música em geral, pra depois entrar pra estudar só guitarra. Eu estudei um pouco de bateria 5 anos atrás, o baixista também, faz bastante tempo que toca, o tecladista tem 12 anos tocando teclado, já teve várias bandas, entre elas o Escala Richter, que já tocou umas 2 vezes no chocolate, e o vocalista está fazendo aula agora.

H&A: Vocês planejam gravar ou têm algum material gravado?

Machado: Então, a gente gravou uma demo, com 4 músicas. São 4 covers, gravados no começo desse ano, num estúdio bem legal lá em São Caetano (Acústica Estúdio). Foi gravado em 3 dias: um dia a gente gravou o baixo e bateria e a base da guitarra, e alguns solinhos que deu tempo, e no outro dia só voz. Um dia gravou uma parte, depois de duas semanas foi gravar o resto, depois outra semana pra fazer a mixagem e tal. Mas a gente não está divulgando muito por causa do nome da banda, a gente quer divulgar sem medo de que alguém vai reclamar ou alguma coisa, quando tiver o novo nome resolvido.


Contatos: Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo
A demo da banda está disponível para download no blog: bandapilotoautomatico.blogspot.com
 
Criado e mantido por iD Studio © 2008-2011 - www.idstudio.art.br